• White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

2020 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

Raul Hélio Feijão - Câmara Municipal de Groíras escolhe nomes para receber a "Medalha Padre Mor


Hélio Feijão

Raul Hélio Feijão é Professor, Advogado e Radialista. Graduado em Direito e Especialista com pós-graduação em Direito Constitucional, ambos pela UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro efetivo vitalício da Academia Groairense de Letras, Cadeira nº 25, mora em Groaíras, Ceará.

A Câmara Municipal de Groaíras, reunida em sessão ordinária na última sexta-feira, dia 26 de abril de 2019, escolheu para receber a “Medalha Padre Mororó”, as seguintes personalidades groairenses: Dr. Gilberto Alves Feijão, Dr. Domingos Pascoal de Melo, Moésio Loiola de Melo e Luís Adrici Moreira Lira. A honraria é a mais importante do município e destina-se à pessoas que tiveram destaque em qualquer campo de atividade, que beneficie direta ou indiretamente a comunidade groairense, através de relevantes serviços; foi instituída pela Lei Municipal nº 265, de 26 de fevereiro de 1992, alterada pela Lei Municipal nº 741/2018. A solenidade de entrega da comenda, que é parte das festividades de comemoração dos sessenta e dois anos de emancipação do município, ocorrerá no dia dezoito de maio, às dezoito horas, no auditório da Escola Nossa Senhora do Rosário, em Groaíras.

Dois dos agraciados, Dr. Gilberto Alves Feijão e Dr. Domingos Pascoal de Melo, são membros efetivos fundadores da AGL – Academia Groairense de Letras, instituição que tem se destacado no incentivo à cultura nos mais diferentes aspectos. Vejamos o perfil de cada homenageado:

Gilberto Alves Feijão é advogado, escritor, jornalista, radialista e conselheiro da AGL e da ASLEJUR – Academia Sobralense de Letras Jurídica, com militância política no município de Groaíras por mais de quarenta anos, do qual foi vice-prefeito, assessorando quase todas as administrações. Esta é mais uma das muitas condecorações que já recebeu.

Moésio Loiola de Melo se destacou desde muito cedo no rádio cearense, como também na política, exercendo vários mandatos como deputado estadual, oportunidade em que carreou muitos benefícios e obras para o município de Groaíras. Atualmente é prefeito do município de Campos Sales na região sul do Ceará.

Luís Adrici Moreira Lira é ex-vereador de Groaíras e servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Como vereador por sete legislaturas, contribuiu muito com o desenvolvimento do município, atuando em diversas áreas com destaque para a saúde, educação e segurança. Como servidor do Tribunal de Justiça se dedica ao atendimento das pessoas mais carentes, orientando sempre que pode, além de muita presteza no trato com pares, jurisdicionados e operadores do direito. Vale lembrar que é o primeiro ex-vereador a receber a comenda.

Por fim, Domingos Pascoal de Melo, é escritor, advogado, jornalista, graduado em Filosofia e Ciências Jurídicas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, membro da Academia Sergipana de Letras e outras entidades literárias. É autor dos livros: “Experimente Mudar” e “A Mudança Começa em Você”. É organizador do concurso literário de conto, crônica e poesia da loja Maçônica Cotinguiba, e das antologias: Seleta do Encontro e Antologia da Loja Maçônica Cotinguiba. No ano de 2017, dando continuidade ao trabalho que desenvolve em todo país e até no exterior, idealizou e fundou, juntamente com outros groairenses, entre estes Dr. Gilberto, a AGL – Academia Groairense de Letras, do qual é presidente de honra, entidade que congregou diversos escritores e personalidades do município com atuação na cultura nas mais diversas áreas. É importante enfatizar que quando ainda residente em Fortaleza, Capital do Estado do Ceará foi um dos idealizadores para a fundação do Memorial Padre Mororó e para a instituição da comenda que ora lhe é outorgada, o que culminou com a criação da lei no ano de mil novecentos e noventa e dois. Sua esposa, a groairense Dra. Maria das Graça Monteiro, já a recebeu.

*Raul Hélio