• White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

2020 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

Deputados aprovam realização da Semana Estadual dos Contadores de Histórias

Stephanie Macêdo – Rede Alese


Foi aprovado, nas Comissões Parlamentares da Casa Legislativa de Sergipe (Alese), como também, por todos os deputados presentes no plenário para a votação da Sessão Ordinária de hoje, 11, o Projeto de Lei de nº 23 que institui a “Semana Estadual dos Contadores de Histórias”. O projeto, de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania), requer que a semana aconteça na terceira semana de  março, anualmente.

Ouvir histórias e dar asas à imaginação nos remete ao passado remoto, uma vez que as crianças estão cada vez mais vidradas nas telinhas da Tv e  também, nos aparelhos de acesso à internet. Para reviver essa tradição, a deputada Kitty Lima pleiteou projeto e foi vencedora.  “Projeto é  também um reconhecimento a esses profissionais que contam histórias,  eles atuam diretamente na educação das nossas crianças  através de diversificadas histórias e  contos. Fico muito feliz por essa vitória, dada a  aprovação do projeto”, comemorou Kitty Lima.



Antenor Aguiar  fica feliz com a aprovação do Projeto de Lei da deputada Kitty Lima.


De acordo com José Antenor Aguiar, que já atua na arte  de contar histórias há 16 anos, e é autor de livros e coletâneas, desde o início do desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e fala, o ser humano conta histórias.  Revela que  o contador  de histórias é uma figura ancestral, que promoviam momentos de união, confraternização e trocas de experiências, tendo um importante papel no processo evolutivo.

“A prática provoca na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento. É no lúdico que a criança exerce criatividade e senso crítico. As crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens”, externou.

A educadora, e  vice-presidente da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH), Cris Souza, explicou que a comissão de contadores que vieram participar da votação para fortalecer a importância da arte de contar histórias nas escolas. ” A Semana dos Contadores de Histórias irá ajudar às crianças no processo de aprendizagem nas instituições de ensino. Meninos e meninas aprenderão a ler, a escrever, e  a  interpretar, atendendo  as necessidades  do mundo profissional, que busca a formação de  um cidadão  mais participativo”, opina a educadora.

O dia 20 de Março é considerado a data que congratula os contadores de histórias no mundo. A Academia Sergipana de Contadores de Histórias  foi fundada com 16 membros, e em abril desse ano, a academia  receberá mais 14 membros.

Foto: Jadilson Simões