Educadora Cris responde a Lima Duarte

Fiquei muito emocionada com o depoimento do Grande e talentoso Lima Duarte, a ele todo meu apreço, respeito e admiração. Mas, por favor Lima Duarte, não romantize o suicídio, não valide este gesto insano de alguém que por algum motivo perdeu o equilíbrio mental. O suicídio é algo terrível, não só atinge quem tira sua própria vida, atinge os seus familiares e amigos, porque não dizer atinge a todos que ficam a se perguntar: “O que eu não fiz para evitar?”, “O que eu podia ter feito e não fiz?”, “O que eu deixei passar?” A comoção é geral, é muito triste ver uma celebridade como o senhor, falando que o suicídio é um ato de coragem, não é, acredite.

O SUICÍDIO É UM PEDIDO DE AJUDA. Quem se mata, não quer perder sua vida, quer somente que a dor emocional que sente, passe imediatamente. É uma atitude extrema e desesperada de alguém que pede socorro, não com palavras, mas com gestos, olhares e gritos silenciosos que só são ouvidos por quem para e consegue perceber. Só alguns conseguem, penso que é dom. Os simples mortais não alcançam, não escutam este pedido de socorro, e seguem com suas vidas, com o corre-corre de sempre. Daí o sentimento de culpa que atinge a maioria ao perder um parente, um amigo.

Num país que a depressão está matando mais que o câncer e o trânsito, não podemos reforçar que o suicídio é um ato de coragem, por favor, meu querido Lima Duarte, não faça isso. O suicídio é uma doença mental e que precisa se tratada, sem tabu. Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), temos um suicídio a cada 40 segundos no mundo, E o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de países com mais casos. É um problema de saúde pública.

Então encarecidamente eu peço ao querido amigo de todos nós brasileiros, pessoas essas que acompanhou sua linda história na dramaturgia deste país, que continue a brilhar com seus maravilhosos 90 anos de idade porque você é uma daquelas pessoas que se eternizam não somente na calçada da fama, mas nos corações de seu povo. Um abraço bem apertado, desta sua fã.

Cris Souza 07/05/2020

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

2020 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe