Groaíras: Emancipação Política e Cultural - Por Raul Hélio Feijão

Neste mês dia 23 de maio de 2020, o Município de Groaíras, localizado na região norte do Estado do Ceará, distante 247 quilômetros de Fortaleza, completa 63 anos de emancipação política. A cidade que sempre comemorou esta data com vasta programação denominada “semana do município”, pela primeira vez não ocorreu devido a necessidade de isolamento social recomendado pelas autoridades da saúde, em face à pandemia.


Ao longo dos anos, Groaíras tem se destacado nos diversos campos de desenvolvimento, sobretudo no aspecto cultural. Logo no início da administração do primeiro prefeito Elói José de Vasconcelos o então pároco Padre Raimundo Cleano Moreira detentor de espírito cívico inigualável passou a organizar a programação das festividades de aniversário do município com desfiles de escolas ostentado cartazes relativos à data e outras atividades, iniciando com a Escola Paroquial Pio XII, depois Centro Educacional Padre Mororó, contando o religioso com o apoio das autoridades municipais e a valiosa colaboração do saudoso João Batista Cassiano Feijão, groairense notável que se destacou em vida pelo imenso espírito público, como também por ser autodidata e cerimonialista. Neste interim outros filhos da terra colaboraram tanto na construção como no desenvolvimento do município, muitos deles elevando o nome de Groaíras além fronteiras.


No ano de 2017, com a fundação da Academia Groairense de Letras, que congregou em seus quadros, intelectuais filhos da terra, residentes fora e dentro do município, a cultura voltou a ter destaque, setor que estava um tanto inativo depois do fechamento do Centro Educacional Padre Mororó e do falecimento do Mons. Cleano.  


No ano de 2019 dentro da programação da semana do município, dentre as muitas atividades realizadas, merece destaque a outorga pela Câmara Municipal de Groaíras da comenda “Medalha Padre Mororó”, a mais alta honorificência do município de Groaíras para alguns groairenses ilustres sendo eles: Luis Adrici Moreira Lira(ex-vereador do município e servidor do Tribunal de Justiça do Ceará), Dr. Gilberto Alves Feijão (advogado, jornalista, radialista e escritor), Moésio Loiola de Melo (ex-deputado e Prefeito de Campos Sales) e Dr. Domingos Pascoal de Melo (Escritor, jornalista, Professor, advogado e incentivador da cultura). Este último, Domingos Pascoal, é Presidente de honra da AGL – Academia Groairense de Letras e incentivador da cultura, colaborando com a fundação de academias literárias pelo Brasil e até mesmo fora das fronteiras nacionais, notadamente em países europeus.


Por certeza tem-se, que havendo ou não eventos comemorativos, a cultura não pode parar o que bem demonstrou a Presidenta da AGL, professora Edna Mendes, promovendo a recitação de poesias de autores groairenses em vídeos por crianças residentes no município e a acadêmica da AGL e Secretária de Cultura da atual gestão municipal, Lúcia Paula Matos, que promoveu o concurso cultural “Groaíras Memória Fotográfica”.

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

2020 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe