Poesia Rimando a vida Com O Agrevida, escrita por Rebeka Sophia, em homenagem ao Projeto Agrevida



Sou Rebeka Sophia Silva de Oliveira, tenho 11 anos, moro no Povoado Ladeirinhas A, zona rural do município de Japoatã/SE. Estou cursando o 7º ano do ensino fundamental. E faço parte dos jovens escritores da ALEJ – Academia de Letras Estudantil de Japoatã, onde tomei posse no dia 31 de agosto de 2019, ocupando a cadeira de nº 17 sendo uma dos membros fundadores desta academia.

Tudo começou com Domingos Pascoal nosso semeador, que por intermédio da professora Rita Freire, enxergou nossos talentos e acreditou em nossa capacidade de superação.

Para mim falar de Pascoal preciso falar em Rita, pois foi através dela que conheci o nosso semeador. Rita que é membro fundadora da AJLA – Academia Japoataense de Letras, “a academia mãe”, foi solicitada “desafiada” por esse grande mestre da nossa literatura Domingos Pascoal, a inscrevesse alguns alunos para uma antologia literária. Então os alunos que ela inscreveu tiveram um destaque especial com suas lindas poesias. Brotando assim os primeiros jovens escritores de Japoatã. Pascoal com sua sensibilidade aguçada enxergou talentos e sugeriu a Rita que desenvolvesse um projeto de Jovens Escritores em Japoatã.

Nasceu e criou vida na cidade de Japoatã esse belíssimo projeto de Jovens Escritores, onde eu faço parte, agradeço e tenho orgulho.

Quero deixar aqui registrado meus sinceros agradecimentos, admiração e respeito ao nosso semeador Domingos Pascoal. Sendo assim como em todo plantio, “Tudo aquilo que você semeia com amor, se colhe com carinho”. Fomos lançados como sementinhas, bem cuidadas e zeladas por nosso admirável semeador, hoje estamos crescendo, florescendo e produzindo frutos. Frutos esses que são nossas poesias, cordéis, crônicas, poemas cada um mais lindo que o outro. Além disso estamos sendo motivados a escrever a nossa própria história deixando assim nosso legado que foi muito bem semeado e inspirado por ele.

Vou escrever um pequeno cordel em agradecimento a essa brilhante referência literária que é Domingos Pascoal.


Domingos Pascoal,

Um ser humano sensacional,

Que contagia a todos com seu alto astral.


Motivação e inspiração para escrever.

Semeou a sementinha do querer,

E acreditou no que somos capazes de fazer.


Hoje temos reconhecimento,

Deixo aqui meu sincero agradecimento,

E parabenizo por todo o seu comprometimento e talento.


Rebeka Sophia🌵

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

2020 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe