2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Literatura entre irmãos: Brasil e Cabo Verde

09/01/2018

Abrindo as atividades relativas ao ano de 2018, neste dia 10 de janeiro, uma delegação da Academia Gloriense de Letras (AGL) embarcará para a República de Cabo Verde para efetivar uma parceria de trocas culturais com a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) e dar posse a seu primeiro membro correspondente internacional.

 

A fim de coroar o convênio firmado em 2015 entre as duas academias, o Presidente da AGL, Lucas Lamonier, juntamente com os acadêmicos Carlos ALexandre, Christina Ramalho e Domingos Pascoal, integrarão a delegação brasileira, composta por 22 integrantes, reunindo docentes, graduandos e pós-graduandos da UFS, professores do Ensino Básico do estado de Sergipe e escritores sergipanos, que, entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2018, estarão envolvidos numa diversificada programação de trocas culturais entre Brasil e Cabo Verde. 

 

Este grande encontro internacional elvolverá parcerias firmadas entre a AGL e a ACL; a Universidade Federal de Sergipe - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS), pelo Departamento de Letras de Itabaiana e pela Coordenação de Relações Internacionais (CORI) - e a Universidade de Cabo Verde - pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (CET-LP) e pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA). O evento conta ainda com o apoio do CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), coordenado pela professora Christina Ramalho; do Programa de Pós-Graduação em História da UFS; e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Itabaiana).

 

 

 

O objetivo principal do encontro é promover um espaço de trocas culturais e literárias, em que estejam representadas a literatura e a cultura nordestinas e a literatura e a cultura cabo-verdianas, fazendo do evento o ponto de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais e à elaboração de novas parcerias, envolvendo, inclusive, outras áreas do conhecimento.

 

No dia 11 de janeiro, a AGL dará posse à escritora Vera Duarte Pina na Cadeira nº 07 de Membros Correspondentes, cujo Patrono será o poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, e a acadêmica Christina Ramalho tomará posse como Membro Honorário da Academia Cabo-Verdiana de Letras. Na ocasião, será lançado também o livro "Literatura entre irmãos: Brasil e Cabo Verde", obra organizada pela acadêmica Christina Ramalho que reúne textos de escritores da Academia Cabo-Verdiana de Letras e da Academia Gloriense de Letras. No dia 12 de janeiro, o acadêmico Carlos Alexandre, que desenvolve os projetos "A Poesia indo à Escola" e "Jovens Cronistas do Sertão" no Centro de Excelência 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre, compartilhará sua experiência docente na escola secundária de Chão Bom, na cidade de Tarrafal, em Cabo Verde, levando assim o seu olhar de como o desenvolvimento de projetos na escola pode transformar a todos estudantes. Entre os dias 15 e 16 de janeiro, o acadêmico ainda apresentará os resultados de suas pesquisas no "I Seminário Literatura e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil".

 

Em 26 de janeiro, a AGL realizará em Nossa Senhora da Glória um significativo evento apresentando os frutos dessa experiência internacional e fará o lançamento do livro "Literatura entre irmãos: Brasil e Cabo Verde".

 

Jorge Henrique

Diretor de Comunicação e Intercâmbio

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Mais uma edição do Sarau no Coreto - Por Carlos Alexandre

04/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo