2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Academia em Ação

04/04/2018

AÇÕES QUE DÃO ORGULHO E ESTÍMULO PARA QUE SE TRABALHE MAIS PELA EDUCAÇÃO, DE QUALIDADE, DO JOVEM SERGIPANO E BRASILEIRO. 


Parabéns a todos os envolvidos. Que sirva de exemplo...

 

Em 30 de março de 2017 três jovens (Anderson Plácido, Igor Oliveira e Thiago Dantas Dantas) criaram um espaço de discussão filosófica e literária para os jovens sertanejos denominando-o “Plêiade Cavalo-do-cão” inspirados no poeta pré-modernista Augusto dos Anjos. De acordo com o dicionário Houaiss uma das acepções para Plêiade “grupo de homens ou literatos famosos” e cavalo-do-cão é uma vespa que tem uma das picadas mais dolorida na face da terra. Seu nome científico é Pepsis formosa pationii. O lema é “UNA STELLA SIDERA NON FACIT”, ou seja, “UMA ESTRELA SOZINHA NÃO TECE UMA CONSTELAÇÃO”. Hoje, o Plêiade é composto por 15 componentes que se reúnem mensalmente com o intuito de discutirem textos refletindo sobre as mazelas sociais e produzindo textos. Os jovens estudantes do município de Monte Alegre de Sergipe vêm desbravando novos horizontes através da leitura e escrita, refletindo sobre a sua posição sujeito social. Precisamos apoiar essas iniciativas para termos um amanhã mais justo. 


Para festejar um ano de existência os membros realizaram na última sexta-feira, 23/03/2018, o I Seminário do Plêiade Cavalo-do-Cão, homenageando o patrono-mor “Augusto dos Anjos”. Atualmente o grupo é composto por Aécio Júnior, Alessandra, Aline Dantas, Anderson Plácido, Angélica Correia, Calyne Porto, Carlos Alexandre, Fernanda Souza, Igor Oliveira, Isis, Lucas Costa, Maria Eduarda Oliveira, Natan Barbosa, Pedro Filho, Rafhael Souza e Thiago Dantas. 
O público presente foi agraciado com uma palestra sobre "As tendências literárias do Século XIX" proferida pela Drª Christina Bielinski Ramalho, da UFS/AGL/ACVL, uma apresentação do poema "Psicologia de um vencido" de Augusto dos Anjos feita por integrantes do Plêiade, uma mesa-redonda sobre "Augusto dos Anjos: o operário das ruínas" organizada por membros do Plêiade e canções tocadas e cantadas pelo grupo musical DiVersos. Agradecemos a presença de todos.


É preciso externar a gratidão à professora Christina Bielinski Ramalho da por acolher o convite para fazer abertura deste seminário, ao senhor Acrísio Pereira presidente da Câmara Municipal de Monte Alegre de Sergipe, aos vereadores Betinho Lima e Geninho De Zé de De, a Anderson da Bahia Soluções, a Andrade e Conceição do Supermercado Victor & Millena, a Maciel e Maria José do Supermercado Maciel, à fotografa Mylenah Santos, aos professores e estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares de Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Não podemos deixar de agradecer ao grupo musical DiVersos. Este grupo é composto por jovens estudantes do Ensino Médio do Centro de Excelência 28 de Janeiro. Que venha o II Seminário!

Vejam as fotos:

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Sarau do Coreto - Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos

16/01/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes