2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Entrevista com o Jovem Deidyane Wityla Félix da Silva Ferreira

Deidyane é uma jovem espontânea e amigável, pois o seu jeito de ser conquista a todos ao seu redor. Atualmente, é acadêmica do curso de Química na UFS campus de Itabaiana. Sua história é de inspiração a todos nós.

 

 

 

1 ) Quem é a jovem Deidyane?

Nossa,  esta pergunta é tão difícil,  porque é muito difícil falar da própria pessoa.  Mas quem sou eu? Bom,  eu me chamo Deidyane Wityla,  tenho 19 anos, curso licenciatura Química na UFS, eu me acho uma pessoa sonhadora e que por ser assim,  nunca desisto dos meus sonhos por mais difícil que pareça.  Eu sempre luto pelo que quero, mas claro,  sem passar por cima de ninguém, pois quem me conhece sabe que gosto de ajudar as pessoas então assim como sei que tenho sonhos sei que os outros também tem,  então respeito,  e até mesmo ajudo mas nunca passo por cima.  Eu me acho uma guerreira, ou talvez eu apenas espero ser o reflexo da guerreira que minha mãe e minha avó são. Enfim,  Deidyane Wityla,  no caso eu,  sou uma pessoa que como qualquer outra,  possui vários medos, mas que não deixa se abalar e corre atrás de alcançar cada objetivo,  eu sou uma pessoa muito feliz,  porque tenho pessoas ao meu redor que não faz com que eu fique triste, eu sou alguém que pensa em mudar o mundo para melhor mas que não quer ser mudada por ele. 

 

2) Como o desejo de estudar química surgiu?

Este desejo surgiu desde que comecei a cursar o primeiro ano do ensino médio,  já tinha o sonho de ser professora, porém de matemática. Mas quando a Química apareceu em minha vida, eu tinha certeza que o que eu queria cursar estava bem ali na minha frente, e acho que este sonho continuou porque eu tive uma excelente professora de Química que se  chamava Sheila,  ela foi uma fonte de inspiração para mim,  aliás,  ela é até hoje uma das minhas fontes de inspiração. Devo muito a ela por ter feito com que eu me encontrasse na Química e então quisesse cursar Licenciatura Química,  unindo assim dois sonhos, o de ser professora e o de ensinar Química, cursando então, licenciatura Química. 

 

3) Sabemos que você estudou em escola pública e esta passa por grandes sufocos, mas qual a importância dela na sua formação?

Sinceramente? Eu não tenho o que falar do Colégio estadual 28 de Janeiro,  a não ser falar bem,  sei que o Colégio ja passou por dificuldades e que ainda passa, mas o que importa também são as pessoas que estão ali,  então este Colégio no qual eu estudei minha vida toda, foi e é de fundamental importância para mim,  foi lá que aprendi tudo que sei até hoje, tive excelentes professores,  os quais até hoje são pessoas muito importantes para mim, o 28 foi onde eu cresci e aprendi cada detalhe,  tanto em relação ao estudo a como também ser um ser humano melhor. Pois ali existem pessoas que lutam por você,  assim basta você os ajudar a lutar por você e você lutar junto que com certeza você alcançará suas metas. Tudo que tenho é agradecer por ter estudado em um Colégio estadual como o 28 de Janeiro e ter tido excelentes professores. 

 

4) O apoio familiar é essencial na nossa vida. Como sua família conseguiu te estimular a conquistar seu sonho?

A, minha família é tudo pra mim então eles sempre me ajudaram, me apoiando e ficando feliz com cada vitória minha, eu lembro até hoje quando eu esperava o resultado e meu coração batia tão forte,  minha mãe estava lá do meu lado e quando eu recebi a aprovação comecei a chorar e sem eu dizer nada ela olhou para mim e disse: eu já sabia, ela sempre acredita em mim, minha família na verdade sempre acredita em mim,  quando eu disse a minha mãe que ia morar fora de casa sei o quanto doeu nela, mas tudo que ela disse junto com todos da minha família foi: vá à busca dos seus sonhos, acreditamos em você,  desde então todos estão sempre me ajudando,  e não digo só financeiramente, mas uma das coisas mais principais, o amor que eles me dão e a força para não desistir. 

 

5) Sabemos que na sociedade atual os jovens são direcionados a seguirem outros caminhos e não conseguem criar um projeto de vida. Como você driblou as ofertas sociais e ficou no seu objetivo?

Simples, quando você tem um sonho não importa as dificuldades,  você corre atrás. Acho que eu simplesmente corri atrás do meu sonho e tive fé, porque se tem duas coisas que não pode faltar é força de vontade e fé. Eu tenho uma frase que levo sempre comigo,  a qual não lembro de quem é neste exato momento, que é: “no final tudo dar certo".

 

6) Quais estratégias você criou para absorver os conteúdos necessários?

Sinceramente eu não tenho nenhuma estratégia,  porque acho que todos os conteúdos são necessários. Logo  presto atenção nas aulas e tento absorver ao máximo os conteúdos,  ai quando chego em casa faço milhares de resumos, sou conhecida pelos meus amigos na faculdade pela doida dos resumos rsrs,  é que acho que quando você resume o conteúdo você aprende,  já que você precisa lê para entender e escrever para colocar o que você aprendeu em prática.  

 

7) Se você fosse palestrar para um público jovem, o que diria? 

Diria para não esquecer dos  sonhos  que possuem,  pois por mais que seja difícil nada na vida é impossível e até mesmo o impossível pode se tornar possível quando se vai a luta.  Depois diria para nunca deixar a família de lado,  pois são eles quem mais te ama e são  eles os mesmo que estarão torcendo por você e darão a força que você vai precisar.  Por último,  nunca se ache melhor que os outro e nunca pense que aprendeu tudo,  pois ninguém é melhor que ninguém e também ninguém é tão sábio que nada tenha mais a aprender,  todo conhecimento é válido. 

 

8) O que podemos esperar da futura química Deidyane?

Eu não sei o que se pode esperar de mim,  isto é complicado de responder, pois  ninguém sabe do futuro não é mesmo?  Mas o que Posso dizer é que eu espero continuar com a mesma essência que tenho hoje,  espero conseguir transmitir meus conhecimentos e aprender cada vez mais,  na verdade o que eu mais quero é  que esta futura química seja tão boa como os seus mestres os quais eu me orgulho,  então se eu for 1% dos que eles são,  vocês podem esperar uma boa profissional em Química e com certeza muito feliz.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Mais uma edição do Sarau no Coreto - Por Carlos Alexandre

04/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes