2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Encontro Sergipano de Escritores - Um Arsenal de Ideias

12/11/2018

 

 

UM ARSENAL DE IDEIAS

 

Novamente nas mãos do público mais uma edição da Seleta do Encontro Sergipano de Escritores, desta vez a sexta. È que todos os anos a Editora Infographics organiza um encontro de Escritores Sergipanos para conversar, discutir, lançar e trocar experiências sobre a produção literária em nossa terra. Um verdadeiro arsenal de ideias. Agora em 2018 já estamos realizando o sétimo encontro e lançando as prioridades do sexto. Para o sucesso longínquo desta empreitada, a Gráfica e Editora   conta sempre com o imensurável trabalho de dois escritores da nossa literatura: Domingos Pascoal e Antônio Saracura, ambos da Academia Sergipana de Letras.

Proliferaram em nosso território, nos últimos anos, uma grande quantidade de Academias Literárias nos Municípios Sergipanos, contando já mais de trinta, composta por gente que tem na veia o domínio da poesia, do conto, da crônica e até do romance. Essas pessoas estavam enjauladas e amotinadas. Algumas iam produzindo e guardando e outras traziam consigo as ideias na cabeça. Com a instalação destas Academias, algumas organizadas por setores, como “Contadores de Histórias”, “Literatura de Cordel “, “Estudantil”, etc., muitos escritores foram saindo do anonimato e integrando as cadeiras destes sodalícios.

Ao lado dessa exaltação acadêmica e deste arsenal de novas ideias foram acontecendo os Encontros Literários, Concursos Literários, Bienais do Livro- como as de Itabaiana e Nossa Senhora da Gloria, Projetos Culturais inovadores- como o “Sarau no Coreto” em Monte Alegre, Fóruns de Leitura, Feira de Livros, etc., sempre com grande participação popular e envolvimento das escolas públicas e privadas e a comunidade.

Outro destaque importante para a literatura e a própria História de Sergipe na criação das academias é que cada uma delas tem um patrono escolhido para cada uma das cadeiras. Isso significa que vários nomes de autores e personagens, já desencarnados, estão sendo lembrados. Mais que isso, estão sendo estudadas nas Academias, porque cada acadêmico que assume a sua cadeira quer logo pesquisar e buscar informações do seu homenageado. Imagine 30 Academias com 40 cadeiras cada, são 1.200 personagens novos para a História da nossa literatura. Evidente que nem todas ainda preencheram as 40 cadeiras, mas num futuro breve isso será feito. E muitas irão surgir porque Sergipe tem 75 municípios e estão também criando academias regionais, como é o caso da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano- ALAS.

Ao nascer de cada Academia Literária num município, independente do seu tamanho territorial ou populacional, o protagonismo das letras e da cultura passa ser intenso porque o instrumento criado fomenta o interesse de vários cidadãos locais. Eles mexem com a escola, os movimentos organizados, os poderes constituídos naquele território e até os curiosos de plantão. Muitas academias ampliam o seu raio de ação, além da Literatura, como é o caso da Academia Aquidabaense de Letras, Cultura e Artes – AALCA. Outras incluem também a Ciência.

Um papel importante que a “Gráfica e Editora Infographics” assumiu foi a publicação de várias seletas destas academias e a publicação de obras individuais destes novos escritores que foram sendo lançados em várias cidades e em todas as regiões territoriais de Sergipe. Mais uma vez destacamos o trabalho persistente e voluntario destes dois gigantes, Domingos Pascoal e Antônio Saracura, no incentivo a produção literária dos novos escritores da terra.

Destacamos, finalmente, que, este ano, ao lado do 7º Encontro Sergipano de Escritores, acontecerá o I Encontro das Academias Literárias de Sergipe, cujo tema será Cultura e Cidadania. Sinal de novos tempos e muitas glorias para as  Letras Sergipanas.

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vitrine Literária

06/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes