2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba: um espaço de oportunidades

19/02/2019

Discurso proferido pelo Professor  Carlos Alexandre Nascimento Aragão
(Colégio Estadual 28 de Janeiro) no 3º Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba

 

Na contemporaneidade assistimos e ouvimos o discurso de que os jovens estão sem perspectivas para vida, pois não querem estudar, trabalhar. Tal visão deve-se, talvez, ao fato deles acreditarem no imediato e assim viverem como os arcadistas o "carpe diem".
Sou favorável ao pensamento de que a nossa juventude está carente de
oportunidades, pois a família, escola, igreja etc esquecem que os adolescentes são
capazes de transformar seus sonhos em realidade, mas é necessário ter o espaço que oportunize este fato. Logo, os nossos jovens irão ser vistos como seres ativos e não como eternas crianças ou incapazes.

E nesse caminho que o Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba surgiu em 2014, trazendo novos horizontes para diversos jovens do nosso estado. Lembro-me do momento de divulgação do Concurso no Colégio Estadual 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, feito pelo nobre Domingos Pascoal. De início, houve o receio por parte de alguns estudantes devido ao imaginário social de que a maçonaria está relacionada ao Lúcifer. Mas depois de várias conversas com familiares e estudantes, muitos alunos se dispuseram a encaminhar os seus textos para a seleção.
Com os resultados positivos em 2014 e 2015, visualizamos que a cada edição o número de textos e participantes aumenta. Na 1 Edição tivemos um quantitativo de 10 textos publicados de um quantitativo de 30 estudantes. Na 2a Edição foram enviados 66 textos em um número de 46 inscritos. Desse total, foram selecionados para a final, com direito à publicação na II Antologia do Concurso, 16 textos de 15 inscritos. Agora, enviamos 77 textos de um universo de 51 inscritos. Para a nossa felicidade 15 conseguiram publicar o seu texto na III Antologia.
Vislumbramos que a cada edição o número de inscritos aumenta devido à
credibilidade que o processo traz para todos os participantes. Além disso, as produções textuais vão evoluindo. Isso demonstra o caráter social que a realização do certame traz para a vida de diversos jovens, pois muitos nunca imaginaram ver um texto de sua autoria publicado em um livro. Este ato considero como sendo a maior premiação do concurso. Uma criança ou jovem visualizar a publicação do seu texto que outrora era tão difícil é um sentimento único. A partir dessa ação, hoje, presenciamos a participação dos jovens nos diversos concursos literários que ocorrem em nosso município, estado e país. Tal fato deve-se a semente plantada por esta casa centenária que viabilizou um modo de oportunizar.
Sem ter esta opção o jovem ficaria vulnerável ao mundo da desilusão, da falta de capacidade, longe da concretização dos seus sonhos. A vida passa a não ter sentido algum, pois são os objetivos que desejamos alcançar na breve passagem terrestre que movem o nosso desejo de viver. Então, vamos deixar o discurso que os adolescentes não têm perspectiva para a vida e busquemos inseri-los em mundo de oportunidades reais. Isso a Loja Maçônica Cotinguiba sabe fazer.
Peço aos maçons que não tirem esta oportunidade dos diversos estudantes do nosso estado e dos demais da nossa federação, porque o Concurso Literário da Loja Maçônica já é uma realidade na vida de todos nós. Parabéns a todos os estudantes, professores, equipe diretiva e familiares que se juntaram em um só canto e a voz ecoou muito mais forte.


Que venha a 4* Edição!
 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Lançamento da Antologia do III Encontro de Escritores Monte-alegrenses e Convidados

12/11/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo