2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Celebração de 57 anos de grupo educacional tem vasta programação

22/04/2019

Criatividade, inovação e empreendedorismo; honrarias e posse do Conselho Regional de Fisioterapia fazem parte da programação gratuita e aberta ao público

 

 

 

 

Por Raquel Passos

 

O Grupo Tiradentes nasceu com uma pequena escola no centro da capital sergipana. Em 21 de abril deste ano celebrará 57 anos como um gigante da educação superior, responsável pela formação de mais de 65 mil profissionais. Além de gerir a Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe, ainda há quatro instituições de ensino no Nordeste e um centro de estudos nos Estados Unidos. Não por acaso, a data também é conhecida como Dia Mundial da Criatividade ou World Creativity Day(WDC), instituída pela Organização das Nações Unidas, o que torna o aniversário da instituição genuinamente sergipana ainda mais especial.

Este ano, será a primeira vez que o WDC acontecerá em Aracaju e a Unit é parceira. As ações iniciarão no Urban Park Blend, às 18h30 do domingo, 21, quando a Unit comemora mais um ano de esforços voltados ao ensino, pesquisa e extensão em Sergipe. A programação seguirá no dia 22, a partir das 8h, no minishopping do campus Farolândia, com realização de oficinas, workshops, debates, palestras e apresentações culturais gratuitas até às 21h.

Na terça-feira, 23, às 17h, será realizada Missa em Ação de Graças pela trajetória e história do Grupo Tiradentes, no minishopping. Já na quarta-feira, 24, os professores doutores, Simone Amorim e Marcos Almeida, que atuam nos Programas de Pós-Graduação (PPG) de Educação e de Saúde e Ambiente, respectivamente, receberão “Medalha do Mérito Tiradentes” em honraria aos trabalhos realizados nos últimos anos à frente do Tiradentes Institute, em Boston/EUA. Esta solenidade será no auditório Padre Arnóbio, bloco D, às 19h.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 17ª Região (Crefito/SE) será criado e empossado no dia 25, às 19h30, no auditório G, do bloco B. A iniciativa faz parte das comemorações dos 57 anos da Unit por esta ter sido a primeira instituição a ofertar o referido curso superior no Estado. Por isso, o reitor professor Jouberto Uchôa e o diretor de Saúde do GT professor Hesmoney Santa Rosa serão homenageados pela entidade.

Encerrando as festividades, no dia 26, o reitor Jouberto Uchôa irá condecorar com Título de Benemérito ao desembargador sergipano Helvécio de Brito Maia Neto, especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL/ESMAPE e mestrando em Ciências Constitucionais.

Natural de Aracaju Helvécio se formou em bacharel em Direito na terceira turma do curso da Universidade Tiradentes, em 1986.1. Devido à sua qualificação técnica e empenho, apenas três anos depois, tomou posse como Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins. Hoje, exerce a função de presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO), biênio 2019-2021.

 

 

Grupo Tiradentes

Em Sergipe, sua história iniciou em 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Com inovação, ética e responsabilidade social, de 1976 até 2018, a IES sergipana já entregou ao mundo, mais de 65 mil profissionais graduados e capacitados. Atualmente, possui cinco campi no estado: em Aracaju (Centro e Farolândia), Itabaiana, Propriá e Estância.

Além deles, há 25 polos de educação a distância em mais quatro estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, consolidando seus 57 anos de atuação com o reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima, devido sua excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, o Grupo Tiradentes é estabelecido como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França, ambas em Sergipe; dos Centros Universitários Tiradentes de Alagoas e Pernambuco; além do Tiradentes Institute, em Boston/EUA.

Juntas, as instituições ultrapassam a marca de 50 mil estudantes universitários e, com isso, o GT se torna um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro e exemplo nacional em inovação e internacionalização.

 

Fonte: portal.unit.br

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Bienal do livro de Maceió, a difícil arte de vender livros - Parte II - Por Antônio Saracura

19/11/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes