2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Juntos pelo projeto "Jovens Escritores"

25/05/2019

Na tarde de terça-feira, dia 14 de Maio, estiveram presentes, na ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL PRESIDENTE VARGAS, as acadêmicas e professoras Rita de Cascia Nascimento Freire, Carla Cristina de Oliveira Gomes, a Coordenadora da Escola Kátia Valmont Vieira Dias, a Diretora Edileide Lopes de Araújo, o Coordenador Administrativo José Robson Santana, o escritor e membro da ASL  Domingos Pascoal de Melo, a representante da Secretaria de Comunicação do Município Gorette Barros e as jovens escritoras Thayse Souza dos Santos e Giselly Kamilly de Jesus Santos, para falarmos sobre o projeto “Jovens Escritores”  nas Escolas Municipais de Aracaju,  a exemplo do que já é feito em outros Municípios, como Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Cristinápolis, Itabaiana e outros.  Aqui, em Aracaju, já temos no Colégio Estadual 24 de Outubro e na Escola Municipal Alencar Cardoso,  e estamos incluindo, agora, a Escola Municipal Presidente Vargas e a EMEF. Sérgio Francisco da Silva, na quinta edição da ANTOLOGIA LITERÁRIA DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA e, outros Livros compartilhados, inclusive, noutros Países. Muito nos honrou as presenças das duas Acadêmicas da ALES – Academia de Letras Estudantis de Aracaju, Thayse Souza e Giselly Kamilly, alunas da Escola Presidente Vargas, que tiveram seus poemas publicados em duas Antologias importantíssimas dentro e fora do Brasil. As duas ficaram muito bem classificadas no concurso internacional, competindo com alunas de várias nações. Elas tiveram seus trabalhos classificados entre os 60 melhores poemas do mundo.  Para nós foi motivo de muita alegria ler o que nos enviou, via carta, a Coordenadora Internacional do Concurso, Clara Rabbani, em missiva dirigida a cada uma das poetas e, para a Diretora do Colégio:

 

 

“Estimadas Thayse e Giselly,

 

Seus poemas "Mundo Revirado" e "Tempos Sombrios" foram selecionados para publicação no livro "Poetry of Resistance from Youth Around the World" (Poesia de Resistência de Jovens ao Redor do Mundo) da editora Espartan. Os seus poemas estiveram entre os 60 poemas escolhidos para publicação entre os 260 poemas enviados ao Concurso de Poesia de Resistência.

 

Parabéns pelo seu trabalho! 

 

Obrigado e parabéns uma vez mais,

 

Clara Rabbani,

 

Coordenadora do Concurso”.

 

 

 
A Giselly, teve também, outro trabalho aprovado para participar da Antologia da Editora Mágico de OZ, sobre os 300 poemas de amor, com publicação marcada para o dia 12 de junho de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. As professoras Rita de Cascia Nascimento Freire, e Carla Cristina de Oliveira Gomes, ressaltaram a importância da ANTOLOGIA DA LOJA MAÇÔNICA COTINGUIBA, no incentivo à leitura e a produção literária destes jovens escritores. A Escola Presidente Vargas, assim como a Escola Municipal Sérgio Francisco, vem se destacando com a formação de grupos de estudos, a exemplo do grupo de jovens escritores, organizados e coordenados por essas professoras, coordenadore/as e diretore/as dessas escolas, que visam incentivar crianças e jovens a ler mais e, também, a escrever mais. Este estímulo deve-se ao trabalho que já vem, há muito tempo, sendo desenvolvido pelo professor Domingos Pascoal junto às  Escolas Públicas e Particulares de Sergipe, desempenhando o verdadeiro papel de semeador de sonhos. Com seu abnegado esforço, Domingos Pascoal vem contribuindo muito para que crianças e jovens sergipanos sejam inseridos, respeitosamente, neste mundo mágico de seres pensantes e criativos. A coordenadora da Escola, Kátia Valmont, ainda visa fundar A Academia Estudantil Presidente Vargas e, também, fazer a I Antologia Poética da Escola, além dos Saraus Literários, a Geloteca da Infographics, tudo com o intuito de incentivar, ainda mais, o interesse pela cultura, literatura e a escrita. É visível o interesse e a receptividade destas crianças, seus olhos brilham quando lhes são apresentadas a possibilidade de produzirem literatura. Novos escritores surgem a cada dia, dentro das salas de aula, graças ao apoio voluntário desses mestres sonhadores, que veem na educação a chance que todos têm, de alcançar o seu lugar ao sol. É gratificante ver uma equipe diretiva tão empenhada na vida escolar dos seus alunos. Este ano, contamos com mais de 40 crianças publicando na V Antologia Literária da Loja Maçônica Cotinguiba. Como dizia o grande Filósofo Platão” As raízes da educação são amargas, mas seus frutos são doces”...

 

*Texto da profª Rita Freire - EMEF Sérgio Francisco da Silva

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

30 anos do GOB SE - 1º Encontro de Grão-Mestres do Nordeste

07/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes