2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Abertas inscrições para o V Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba

23/07/2019

Estudantes de ensino fundamental e médio podem enviar contos, crônicas e poesias até cinco de agosto

 

Estão abertas as inscrições gratuitas para alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil participarem do V Concurso Literário promovido pela Loja Maçônica Cotinguiba. Os interessados devem enviar seus textos até o dia cinco de agosto pelo site da Loja. Os melhores contos, crônicas e poesias serão publicados na quinta edição da Antologia Literária e os autores, juntamente com seus professores, serão premiados com medalhas e diplomas em uma solenidade realizada no Teatro Tiradentes.

 

Segundo o escritor Domingos Pascoal, os 50 textos primeiros selecionados em cada categoria (conto, crônica e poesia) são escolhidos com base em notas atribuídas por avaliadores -

 professores e profissionais convidados. Após essa quantidade o critério de seleção leva em conta qual instituição de ensino ainda não teve nenhum texto na lista dos que serão publicados. “A ideia é não deixar nenhuma escola de fora”.

 

Pascoal explica ainda que a avaliação dos textos que já foram enviados está em andamento. Para cada obra, três avaliadores dão uma nota de 1 a 10 e a média entre elas é a nota final. Ele garante, contudo, que o julgamento não costuma ser tão rigoroso. “Sugiro aos avaliadores que nunca deem nota abaixo de sete”. O critério, segundo ele, não é a correção gramatical, mas apenas analisar se a história “tem início, meio e fim”. Depois da avaliação o material é encaminhado para uma revisora.

De acordo com o escritor, a Secretaria de Estado da Educação apoia o evento fornecendo o transporte para alunos, professores e convidados do interior se deslocarem à premiação. Neste ano, o apoio virá também na publicação dos livros, o que diminuirá os custos para a Loja Maçônica, que promove o concurso com recursos próprios. “Para este ano conseguimos que a Segrase [Empresa Gráfica do Estado de Sergipe] publicasse os livros.”

 

O organizador do concurso literário, Domingos Pascoal,

apresenta três das quatro antologias que já foram publicadas

(Foto: João Victor Vasconcelos)

 

 

 

 

O concurso

 

Realizado desde 2014, o Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba foi idealizado pelo próprio Domingos Pascoal, maçom, que sugeriu a ideia durante uma reunião do planejamento estratégico da Loja. Ele conta que além de divulgar por meio das mídias digitais, ainda costuma frequentar as escolas, sobretudo do interior, fazendo a divulgação in loco. Pelo segundo ano seguido, a solenidade de entrega das premiações será realizada no Teatro Tiradentes por conta de problemas na estrutura física do templo maçom.

 

 Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na solenidade de entrega das premiações do IV Concurso Literário, realizado em 2018 (Foto: Reprodução/domingospascoal.com.br)

 

O professor Carlos Alexandre, do Centro de Excelência 28 de janeiro, em Monte Alegre, que já orientou a produção de mais de 100 textos, considera que o concurso literário foi um “divisor de águas” para a juventude sergipana. Segundo ele, partir deste estudantes que antes não eram incentivados à escrita por não ter onde publicar seus textos, “começaram a criar o hábito de escrever e automaticamente da leitura.”

 

Alunos e professores premiados receberam medalhas e diplomas, além de exemplares do livro onde seu texto foi publicado (Foto: Reprodução/domingospascoal.com)

 

 

Como prova desta influência, Carlos destaca que metade dos fundadores do grupo Jovens Cronistas do Sertão haviam sido premiados no evento organizado por Pascoal. “Dos 10 jovens que participaram do projeto, 5 tiveram sua primeira publicação no concurso da Loja Maçônica”.

 

Na III edição, realizada em 2016, foram 1336 trabalhos inscritos e 158 textos publicados. No último concurso, o número de textos inscritos caiu para 949 por que houve uma limitação na quantidade de obras por aluno, o que não ocorrerá agora. “A vontade é de que façamos este ano um livro com 300 novos escritores”. A solenidade de entrega das premiações ainda não tem data marcada.

 

 

 

Produção da disciplina Laboratório de Jornalismo Integrado I - 2019.1

Repórter - João Victor Vasconcelos

Orientação - Professores: Josenildo Guerra, Cristian Góis e Eduardo Leite

 

Fonte: portalcontexto

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Mais uma edição do Sarau no Coreto - Por Carlos Alexandre

04/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes