2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

Discurso Iniciação Núcleo APJ Alpha Cotinguiba

26/09/2019

Inicialmente, meu melhor BOA TARDE, especialmente ao nosso Venerável Mestre Antônio Bitencourt, demais Tios Maçons, Apejotistas do Núcleo Piauitynga e seus preceptores, do Núcleo Olho de Hórus e seus preceptores, bem como do Núcleo Geraldo Cardoso e seus preceptores, e a todos os presentes, pela oportunidade hoje concedida e pela extrema distinção e gentileza com que nos recebeu nesta Loja Simbólica Cotinguiba, a qual muito me honra com sua história, sendo também berço do meu inesquecível avô Maçom Walmir Lopes de Almeida, que sei que está presente aqui hoje e sinto sua presença.

Antes da minha fala - e sendo até surpresa para os meus pares - gostaria de pedir licença ao Venerável Mestre para quebrar o protocolo, e quero citar e homenagear as mulheres aqui presentes, Apejotistas ou fraternas, pelas quais nutro especial admiração, e que, mesmo sendo apenas um singelo ato, demonstra o imenso respeito que o Núcleo APJ Cotinguiba tem pelas mulheres, pois macho, qualquer animal é, o importante é ser HOMEM e tem que ser muito homem pra reconhecer e respeitar o valor de uma mulher na nossa atual sociedade. Sociedade essa, que precisa entender que, quando adentramos no universo feminino, entramos e saímos como alunos e não como professores que achamos que somos. 

 

Para vocês, mulheres, todo o nosso apreço e admiração!

 

 Simbolicamente, e quero com esse ato que todas as mulheres se sintam homenageadas, entregarei DUAS ROSAS: a primeira à preceoptora do Núcleo Alpha Piauythinga, cuja atenção e zêlo serão sempre lembrados em nossas fileiras….

 

... e outra a uma mulher mais que especial que faz parte da vida do meu Pai e da minha e nos tornou mais felizes com a sua presença: a minha querida JANAÍNA, na esperança de que faça parte do Clube de Fraternas e Amigos, ao tempo em que  peço uma salva de palmas a todas as mulheres aqui presentes.

 

O dia de hoje é muito especial para a Ação Paramaçônica Juvenil e para a nossa Augusta Loja Simbólica Cotinguiba que nos recebe em sessão solene para a iniciação dos seus membros da diretoria, da qual honrosamente farei parte nessa primeira gestão, junto com meus primos José Vítor, Lívio, Henrique, Artur,…….

Esperamos, com esperança incontida, que seja esse o início de um Núcleo APJ de muito sucesso, pois vocês, tios, não estarão promovendo apenas e tão somente um dia comemorativo e sim, por trás dele, toda uma história de esforço pelo que é bom e digno de ser repassado aos nossos jovens.

Tomarei a liberdade de citar Pitágoras quando sabiamente profetizou que, “ao educar os jovens de hoje, não será preciso punir os homens do amanhã” e disso a Ação APJ fez uma premissa, auxiliando os pais e as escolas nessa árdua tarefa.

 

A Ação Paramaçônica Juvenil, bem como seu herói e mártir Adson Amaral, é viva e atuante nas mentes e corações de todos que dela fazem parte, constituindo-se hoje, para nós, um grande tesouro que guardaremos por toda nossa existência como um legado de aprendizado e retidão.

 

Nossa Ação não é uma religião, tanto que aceita adeptos de todas elas, desde que creiam em Deus. O foco principal da APJ é a formação do caráter dos nossos jovens, dotando-os de sentimentos e atitudes nobres como a Lealdade, Fidelidade, Pureza, Companheirismo, Amor aos Pais e amor à Pátria, ensinamentos esses tão em desuso na atualidade. Apesar desse ser o foco principal, alicerçado em nossas bases, o objetivo maior da APJ é formar futuros adultos que tomarão para si a responsabilidade de conduzir os destinos desta grande nação Brasil além de formar cidadãos cônscios de seus deveres e da ética de tornar este mundo melhor, mais justo e igual.

 

O Núcleo Alpha Cotinguiba, desenvolverá incansavelmente um trabalho sério e abnegado no intuito de alcançar a excelência em suas tarefas afim de desenvolver essas virtudes nos jovens aracajuanos e sergipanos.

 

Centenas de jovens já passaram pelas asas da Ação APJ e tornaram-se cidadãos, ocupando relevantes e importantes posições no cenário social, político, acadêmico, cultural e jurídico, bem como nas mais diversas áreas profissionais da nossa cidade, estado e país, ofertando sua colaboração cidadã através de atitudes e comportamentos éticos, para seu crescimento e desenvolvimento municipal, estadual e nacional. Digo “asas”, pois a Ação APJ além de amparar, procura estimular o voo, ao invés de criar raízes.

 

Nossos jovens serão estimulados a pensar e a serem pró-ativos, despertando todo o potencial existente e que até então não aflorava e nem era posto em prática por falta de oportunidades.

Teremos as mais diversas atividades, como exemplo, ciclo de palestras, festividades e comemorações, congressos e seminários, intercâmbio de informações com nossos Capítulos municipais, estaduais e nacionais, Academia de Letras APJ, Olmpíadas, Clube de Fraternas e Amigos, trabalhos voluntários e assistenciais como campanhas de ajuda aos mais necessitados ou vítimas do inesperado, sempre buscando amparar nossos irmãos que estejam em dificuldade, independente de raça, credo, cor ou nacionalidade.

 

Portanto, hoje a comemoração por estarmos aqui é duplicada, pois, ao reiniciar o Núcleo Alpha Cotinguiba, reafirmamos nosso firme propósito de preservar os ideais preconizados pelo Tio Adson Amaral, para termos papel relevante e preponderante na construção de um mundo mais justo e igualitário, além de termos a importante missão de perpetuarmos a Loja Simbólica Cotinguiba.
 

Somos patrocinados pela imensa e nobre instituição secular chamada MAÇONARIA, fraternidade pela qual já passaram ilustres homens como Voltaire, Goethe, Beethoven, Mozart, D. Pedro I, Marechal Deodoro da Fonseca, Duque de Caxias, Rui Barbosa, entre muitos outros notáveis, e pela qual temos o máximo de respeito e não poderíamos deixar de aqui citá-la, pois sem ela nosso trabalho não seria possível, e sendo assim manifesto nossa eterna e imensa gratidão. 

 

Não poderia deixar de citar, aqui representando a Maçonaria, assim como todos os Maçons aqui presentes, nosso Tio Bitencourt, Venerável Mestre da Loja Simbólica Cotinguiba, que sua gestão ficará marcada pela feliz iniciativa de reativar a Ação APJ; nosso Tio Orlando, Deputado Federal, que conseguiu importante vitória em Brasília para nossa Ação; nosso querido e sempre importante em nossas vidas Tio e preceptor Domingos Pascoal; nossos tios e preceptores Djalma e Reni, além de todos os nossos tios Maçons e que, tais quais os pedreiros livres, nos prestam apoio total e irrestrito, muitas vezes além de suas possibilidades, em um esforço sobre-humano, só comparado aos grandes e abnegados homens nobres de espírito.

 

NOSSO MELHOR OBRIGADO!

 

O nome MAÇOM vem do francês Maçon(mêisson), que significa pedreiro e surgiu na idade média, época das grandes construções em pedra. A Maçonaria teve forte influência nos bastidores da Revolução Francesa e na independência dos Estados Unidos. No Brasil, participou decisivamente da abolição da escravatura, da independência e da proclamação da República. Hoje, a Maçonaria tem uma vaga na Câmara Federal, de Deputado Federal Maçom, hoje representada pelo nosso Tio Orlando, que muito nos honra ao saber que ajudamos a decidir o futuro do nosso país.

Declaro desde já, perante o meu Deus, o meu avô e aos aqui presentes, que envidarei meus melhores esforços pela Ação APJ Alpha Cotinguiba visando seu crescimento e fortalecimento, emprestando os meus conhecimentos e experiência em algumas áreas. 

 

Sou atualmente Deputado Federal pelo Parlamento Jovem Brasileiro do Senado Federal, Delegado da ONU-Organização das Nações Unidas e imortal da Academia de Letras Estudantil de Sergipe na cadeira de nº33 e usarei dessa experiência e conhecimentos para o engrandecimento da APJ.

 

Aproveitando, Venerável Mestre, em primeira mão comunico, que eu particularmente estou finalizando um projeto para lhe apresentar, onde, assim como a Maçonaria na Câmara Federal, pleitearemos uma vaga de Vereador APJ na Câmara de Vereadores, através do Parlamento Jovem, e esperamos que seja analisado e apreciado com especial atenção, pois temos interesse em participar do futuro da nossa cidade, ao tempo em que apresentaremos projetos sociais e faremos nossa parte ativa como cidadão.

 

Nossos sonhos são grandiosos, do tamanho da nossa esperança e sem a ajuda dos Tios Maçons, o caminho será mais difícil. Pergunto então aos Tios Maçons: vocês estão preparados para nós?

Mais uma vez agradeço a atenção e gentileza a nós dispensadas, reiterando nossa esperança de que nossos pleitos sejam apreciados e aprovados, que sejamos parceiros, e ao tempo em que convido todos a conhecerem mais a fundo a AÇÃO APJ em nosso estado.

 

Finalizando, e mais uma vez agradecendo a presença e paciência de todos, parafrasearei o grande cantor Raul Seixas, ao dizer que “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto...é realidade!” Quero dizer aos meus primos Apejotistas, que estamos construindo nosso futuro, escrevendo nossa história e isso...é apenas o começo!! 

 

Meu querido avô, essa é pra você:

“Curtam esse novo voo!

Pela atenção, obrigado!

DECOLAGEM AUTORIZADA!”.

 

A todos, nosso melhor OBRIGADO!

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vitrine Literária

06/12/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes