2019 Domingos Pascoal

Aracaju, Sergipe

  • White Google+ Icon
  • Twitter Clean
  • facebook

III Encontro de Escritores Monte-alegrenses & Convidados

08/12/2019

   Em 25 de novembro de 1953 o município de Monte Alegre de Sergipe é elevado à categoria de cidade. Hoje, estamos aqui para festejar os 66 anos deste jovem município. Lugar de uma cultura ímpar que precisa ser preservada por todos os seus cidadãos. 


   O sertão sergipano vem ecoando uma voz forte no campo da produção literária, seja com os veteranos escritores ou com aqueles que estão no anonimato, mas que hoje vislumbram novos horizontes para publicar os seus textos ou até mesmo as suas obras.


  Em 2015, os membros da comissão organizadora (Carlos Alexandre, Izaque Vieira, Márcia Fernanda e Marcos Antônio) tiveram a ideia de criar o I Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados. Logo, lançaram o regulamento e começaram a divulgar a ideia. O projeto foi abraçado por 52 escritores advindos de diversas partes do nosso país e, de modo especial, de Monte Alegre de Sergipe, revelando alguns escritores/escritoras monte-alegrenses.


   Os idealizadores sonharam com o projeto, mas foi à parceria dos 52 escritores que tornaram o sonho uma realidade junto ao apoio do comércio local e dos amigos incentivadores. Devemos lembrar que um sonho que sonha só não é somente um sonho, mas um sonho que se sonha junto torna-se realidade.


   A ideia não podia parar, mas era preciso estimular a escrita de novos textos. Assim, fizeram a opção de realizar nos anos ímpares o Encontro de Escritores e nos pares Concursos Literários. Em 2016, organizaram o I Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe. Através de uma ampla divulgação receberam a inscrição de 78 escritores. Pessoas advindas das regiões do nosso Estado e de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.


   Em 2017, ocorreu o II Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados com a participação de 93 escritores, sendo 36 monte-alegrenses. 


   No ano de 2018, foi realizado o II Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe havendo a inserção de mais uma categoria, Conto. O número de inscritos chegou a 79 participantes, advindos de diversos lugares do nosso país: Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do  Sul, Santa Catarina e Sergipe.


  Ontem, lançaram, junto aos escritores (as), a Antologia do III Encontro de Escritores Monte-Alegrenses & Convidados. Nesta edição, 98 escritores enviaram seus textos e somos gratos a cada um de vocês por terem acreditado e confiado no projeto.


   A Antologia é composto por 56 poemas e 42 prosas. Além disso, há 7 poemas de estudantes que participaram do III Concurso de Poesia do Centro de Excelência 28 de Janeiro realizado em 2018 (São alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e do Ensino Médio) e 9 textos dos ganhadores do II Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe. 


   A novidade desta edição foi o concurso para a escolha da capa da Antologia. Recebemos trabalhos de dois artistas Raulino Dantas e Reginaldo Pereira. Após a análise do material a Comissão escolheu a arte do artista Raulino Dantas por retratar a feira do nosso município, sendo um patrimônio cultural que fará 100 anos em 2020. A Comissão Organizadora se preocupa em enfatizar algum aspecto local para torná-lo mais evidente na capa das antologias e abre espaço para artista da terra, pois a ideia é que todos possam ter o seu espaço reservado neste projeto.
A nossa ação não reflete na busca de lucro financeiro, mas no resgate da cultura local e na busca do incentivo ao universo da leitura e da escrita para os nossos jovens que tanto necessitam de um olhar especial do poder público. Precisamos resgatar e preservar a cultura local, porque sem ela perderemos a nossa identidade e o homem sem história não tornar-se-á sujeito.


   Agradecemos aos 98 escritores advindos de diversas localidades (Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Aracaju, Paulo Afonso, Japaratuba, Siriri, Feira Nova, Aquidabã, Nossa Senhora Aparecida, Gararu, Porto da Folha, Pão de Açúcar – AL, Santana do Ipanema –AL, Cristinápolis, Carmópolis, Poço Redondo, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Governador Celso Ramos - SC, Rio de Janeiro, Resplendor-MG, , Dourados-MS)  que disponibilizaram as suas produções, Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe na pessoa da prefeita Marinez Silva Pereira Lino pois ao ter conhecimento do Encontro abraçou a ideia e se colocou a disposição para ajudar. A Prefeitura Municipal financiou uma parte desta antologia, sem essa contrapartida teríamos grandes dificuldades, ao  presidente da Câmara Municipal, Sérgio Gois, Academia Gloriense de Letras na pessoa do seu presidente Lucas Lamonier, Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) na pessoa do seu presidente Uberlange e seu vice-presidente Tinho Santana, aos diretores, professores, funcionários, pais e estudantes das escolas municipais e estaduais do nosso município, à Lumia Escritório de Design na pessoa de Rubens Ferreira, ao Supermercado Victor & Millena, Gráfica Infographics na pessoa de Karina, ao artista plástico monte-alegrense Raulino Dantas pela imagem da nossa capa, aos músicos da noite, aos amigos (as) por possibilitarem a participação de jovens estudantes na Antologia e a Anderson da Bahia Soluções.  


   Estiveram presentes ao lançamento da Antologia Valdete Alves Oliveira – professora e pesquisadora da história de Monte Alegre de Sergipe, Marinez Silva Pereira Lino – Prefeita Municipal de Monte Alegre de Sergipe, Acrísio Pereira – Vereador do município de Monte Alegre de Sergipe, Domingos Pascoal de Melo – Membro da Academia Sergipana de Letras, Tinho Santana – Vice-Presidente da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) e Presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS), Lucas Lamonier Silva Santos – Presidente da Academia Gloriense de Letras (AGL), Matheus Borges ´Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Raulino Dantas – Autor da capa da Antologia, Joelino Dantas – escritor Membro da Academia Gloriense de Letras, José Cleuso de Freitas – Secretário Municipal de Planejamento, Luciano Lino – Secretário Geral, José Antenor Aguiar – Presidente da Academia de Contadores de História de Sergipe, Solange da Gama Pinhiro – Presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Ex-prefeito Antônio Fernandes (Tonhão), Ex-vereador TT, Profª Simone Fonseca de São Miguel do Aleixo, Egicyane Lisboa e Anneth Feitosa – Membros da Academia Canideense de Letras e Artes, Tonho Ramos e Eluzia, Membros do grupo teatral “Foi por você”, Profª monte-alegrenses Fátima Barros, Cicera Barros, Joselma e Janeilma.


    Nosso muito obrigado! Nada faremos sozinho.  Lembrem-se que a liberdade de escrever nos dará o domínio do mundo através da palavra. Desde já convidamos a todos para produzirem seus textos e apresentarem no III Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, em 2020.


Comissão Organizadora

 

 


 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Últimos dias de inscrições para o I Concurso Literário da Academia Tobiense de Letras e Artes

19/01/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes